Disciplinas

DISCIPLINAS DA ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

ECD 625 – Estudo da Família 4(4-0) I.

Introdução ao estudo da família: desnaturalização e construção de modelos dominantes. Família como uma categoria construída histórica e culturalmente. Das famílias matrilineares às patrilineares e a dominação masculina. Instituição da família moderna: O papel da caça às bruxas. Instituição da família moderna: O papel da construção da infância. Instituição da família moderna: O instinto materno. Família e domesticidade: A mística feminina. Família e domesticidade como suporte ao capitalismo. Instituições de suporte à família e o papel do estado.

ECD 627 –  Família e Envelhecimento 4(4-0) I e II.

A tarefa de cuidar e as expectativas sociais diante de um envelhecimento demográfico: a importância de (re) significar o papel da família. O contexto do cuidado: breve marco histórico. Qualidade de vida na velhice. Questões abrangentes e principais implicações socioeconômicas do envelhecimento populacional.

ECD 628 – Juventude: Inserção Social e Projetos de Vida 4(4-0) I.

Contextos e trajetórias de desenvolvimento da juventude brasileira. Interações entre famílias, sociedade e jovens na atualidade. Estudos sobre juventude e projeto de vida: as múltiplas dimensões implicadas. Inserção social e mundo do trabalho. Fatores de vulnerabilidade e risco psicossocial para os jovens. Avanços na elaboração de políticas públicas para a juventude.

ECD 640 – Teoria Econômica 4(4-0) I.

Definição, Evolução, Desdobramentos e Aplicações da Teoria Econômica. Teoria Microeconômica. A Teoria do Consumidor. Teoria Elementar do Funcionamento de Mercado. Teoria da Firma. Estruturas de Mercado. Teoria do Equilíbrio Geral e a Economia do Bem Estar. Teoria Macroeconômica. Medição da Atividade Macroeconômica. Análise da Teoria Geral de Keynes. Comércio Internacional. Economia Monetária. Crescimento e Desenvolvimento Econômico ao Desenvolvimento Sustentável.

ECD 642 – Trabalho. Tecnologia e Vida Cotidiana 4(4-0) II.

Cotidiano. As formas de organização do trabalho e as atividades de trabalho. As tecnologias de uso cotidiano e sua relação com o trabalho.

ECD 643 – Análise Institucional 4(2-4) I e II.

As instituições e a sociedade. O conceito de poder em Foucault e o papel das instituições. O movimento institucionalista: conceitos e abordagens.

ECD 644 – Família e Administração de Recursos 4(3-2) II.

Introdução ao estudo das teorias referentes ao ecossistema familiar. Teoria ecossistêmica. Características e organização da unidade familiar e suas interfaces em diferentes ambientes. Administração de recursos na família sob uma perspectiva ecossistêmica. A economia familiar e seu “output”: bem estar e qualidade de vida. Perspectivas para pesquisa utilizando a teoria ecossistêmica: experiências concretas.

ECD 645 – Educação do Consumidor 4(4-0) II.

Educação do consumidor. Tomada de decisão do consumidor. Administração de recursos. Participação do cidadão na sociedade de consumo.

ECD 650 – Espaço e Sociedade 4(4-0) II.

O ‘fenômeno urbano’ e o seu poder explicativo para os modos de vida. A interpretação das transformações sociais associadas à modernidade. O mundo do trabalho e as novas formas de sociabilidades. Cultura, consumo e a mercantilização do espaço.

ECD 651- Políticas Públicas de Habitação 4(4-0) II.

O problema da habitação no Brasil. O déficit habitacional brasileiro. Relações entre o mercado e as políticas públicas. Políticas habitacionais no regime autoritário. Políticas habitacionais no contexto da descentralização.

ECD 688 – Inserção Acadêmica e Científica I 1(0-2) I e II.

Elaborar artigos(s) científicos, submetê-los a periódico Qualis A ou B e apresentar o comprovante de envio. Apresentar declaração de assiduidade a grupo de pesquisa, emitida pelo docente permanente do programa, líder do grupo.

ECD 692 – Fundamentos Teórico-Metodológicos da Pesquisa com Crianças 4(4-0) I.

O conhecimento científico e os primeiros métodos para o estudo de crianças e famílias. A criança como objeto de estudo da economia doméstica. Crianças como fontes de dados para compreender a família e a sociedade. Pesquisando as infâncias: diálogo com a psicologiado desenvolvimento, a sociologia, a antropologia, a história e a educação. Pesquisando com famílias e crianças: diversidades dos métodos. Reflexões epistemológicas e metodológicas acerca da escuta das crianças. A importância de ouvir as crianças como membros das famílias. Questões para um debate multidisciplinar. A ética na pesquisa com crianças e família. O profissional como pesquisador.

ECD 693 – Método Clínico Piagetiano 4(4-0) I.

Os primeiros métodos para o estudo da criança. Representação do mundo e estudos sociológicos. O método clínico piagetiano. Análise de pesquisas utilizando o método clínico piagetiano: evolução dos estudos.

ECD 694 – Uso de Base de Dados Quantitativos na Pesquisa Social 4(4-0) I e II.

Os Sistemas de Informação no Brasil: histórico, concepção, importância e principais aspectos. Dados agregados e microdados. Conhecendo e manipulando as bases de dados do IBGE. Conhecendo e manipulando outras bases de dados

ECD 720 – Família, Perspectivas Interdisciplinares 4(4-0) I e II.

Perspectiva teórica: da família medieval à família moderna e pós-moderna. Vertentes sociológicas sobre família. Contribuições da antropologia para o estudo da família. A abordagem na psicologia. Dimensões econômicas da família.

ECD 721 – Família e Desenvolvimento Humano 4(4-0) I e II.

Questões de desenvolvimento: objeto, método e tendências na pesquisa. Perspectivas teóricas no estudo sobre o desenvolvimento humano. Novas abordagens em psicologia do desenvolvimento humano.

ECD 722 – Família e Políticas Públicas 4(4-0) I e II.

Família e sociedade: contextualizando a família e seu espaço relacional. Questão social, cidadania, política e gestão pública. Políticas públicas e sua análise: debate conceitual e reflexões práticas. Políticas sociais no capitalismo: fundamentos, conjuntura, tendências e desafios.

ECD 723 – A Criança e o Adolescente na Família e na Sociedade 4(4-0) I e II.

As transformações históricas nas concepções de infância. Infância, Família, Sociedade e Problemas Sociais. Vulnerabilidade na infância e na adolescência. Legislação e políticas públicas para a infância e a adolescência. A criança e o adolescente institucionalizado.

ECD 724 – Família, Envelhecimento e Cotidianidade 4(4-0) I e II.

O envelhecimento da populacional mundial. Envelhecimento o ciclo de vida. Idosos em uma Sociedade em Mudanças: impactos sociais do envelhecimento (perspectiva histórica). Conseqüências econômicas do envelhecimento populacional. Manutenção cotidiana ao idoso. Envelhecimento e políticas em uma perspectiva internacional.

ECD 726 – Teorias para Estudo da Família 4(4-0) II.

Os fundamentos da teoria do processo familiar. O espaço relacional. Os papéis familiares. A carreira familiar. A interação das famílias com os ambientes. Além da teoria: ética, ideologia e metateoria. A prática nos estudos sobre famílias.

ECD 740 – Estudos Avançados Sobre Consumo 4(4-0) I e II.

Evolução do consumerismo. Abordagem econômica do comportamento do consumidor. Cultura do consumo e modernidade. Sociedade de consumo. Consumo e tecnologia. Consumo versus meio ambiente.

ECD 742 – Estudos Avançados em Trabalho. Tecnologia e Vida Cotidiana 4(4-0) I e II.

Incursões teóricas sobre o cotidiano. Trabalho, sua história e transformações. As tecnologias e sua instrumentalização social.

ECD 752 – Espaço Doméstico e Transformações Sociais 4(4-0) I e II.

Espaço doméstico e a incorporação das transformações sociais. Inovações tecnológicas, tempo e espaço doméstico na contemporaneidade. Família e espaço doméstico. Espaço doméstico e divisão do trabalho.

ECD 760 – Cultura, Identidade e Corporalidade 4(4-0) I e II.

Cultura, simbolismo e a construção social do corpo. História do corpo. Identidade e corporalidade. Mecanismos de contenção dos corpos. Culto ao corpo, ideal de beleza, consumo e identidade. Corpo, estigma e envelhecimento.

ECD 761 – Introdução aos Estudos de Gênero 4(4-0) I e II.

Gênero como categoria política: movimentos feministas. Gênero como categoria analítica: patriarcado, dominação masculina, sistema sexo-gênero, relações de gênero. Gênero, direitos humanos e políticas públicas: empoderamento, transversalidade e interseccionalidade. Desigualdades de gênero no Brasil contemporâneo: violência e política.

ECD 762 – Gênero, Socialização e Trabalho 4(4-0) II.

Pedagogias culturais e processo de socialização. Divisão sexual do trabalho do trabalho e desigualdades de gênero. Movimento feminista e concepções teóricas sobre gênero. Políticas públicas de gênero.

ECD 788 – Inserção Acadêmica e Científica I 2(0-4) I e II.

Elaborar, no mínimo, 2 (dois) artigos(s) científicos, submetê-los a periódico Qualis A ou B e apresentar o comprovante de envio. Apresentar declaração de assiduidade a grupo de pesquisa, emitida pelo docente permanente do programa, líder do grupo.

ECD 790 – Tópicos Especiais I 1(1-0) I e II.

Disciplina de oferecimento não regular, ministrada por professores visitantes ou da própria Instituição, concentrada ou não. Conteúdo variável abrangendo temas importantes para a formação global do estudante, não abordados nas demais disciplinas regulares oferecidas da UFV.

ECD 791 – Tópicos Especiais II 2(2-0) I e II.

Disciplina de oferecimento não regular, ministrada por professores visitantes ou da própria Instituição, concentrada ou não. Conteúdo variável abrangendo temas importantes para a formação global do estudante, não abordados nas demais disciplinas regulares oferecidas da UFV.

ECD 792 – Tópicos Especiais III 3(3-0) I e II.

Disciplina de oferecimento não regular, ministrada por professores visitantes ou da própria Instituição, concentrada ou não. Conteúdo variável abrangendo temas importantes para a formação global do estudante, não abordados nas demais disciplinas regulares oferecidas da UFV.

ECD 794 – Problemas Especiais em Família e Sociedade I 1(1-0) I e II.

Visa oferecer ao aluno a oportunidade de estudar temas de seu interesse relacionadas com a área específica de pesquisa e julgado de importância para a sua formação.

ECD 795 – Problemas Especiais em Família e Sociedade II 2(2-0) I e II.

Visa oferecer ao aluno a oportunidade de estudar temas de seu interesse relacionadas com a área específica de pesquisa e julgado de importância para a sua formação.

ECD 796 – Problemas Especiais em Família e Sociedade III 3(3-0) I e II.

Visa oferecer ao aluno a oportunidade de estudar temas de seu interesse relacionadas com a área específica de pesquisa e julgado de importância para a sua formação.

ECD 797 – Seminário 2(2-0) I e II.

Esta disciplina abre espaço de discussão e troca de experiências onde os alunos de pós-graduação assistem seminários apresentados por pesquisadores convidados e também apresentam um seminário, cujo conteúdo deve abordar o assunto da sua dissertação de mestrado.

ECD 799 – Pesquisa.

O objetivo desta disciplina, de caráter prático, é possibilitar ao estudante planejar e desenvolver, sob orientação, o seu trabalho de pesquisa, bem como de elaboração de sua dissertação.

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DISCIPLINAS DO DOMÍNIO CONEXO

ECD 691 – Metodologia de Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas 4(4-0) I.

A ciência, o conhecimento e a pesquisa científica: da origem a atualidade. A pesquisa científica nas ciências humanas e sociais aplicadas. A pesquisa científica e o seu quadro teórico e filosófico de referência. O planejamento da pesquisa científica e o contexto da descoberta: os desafios da objetividade e racionalidade da ciência. O planejamento da pesquisa e o contexto da justificativa: dos resultados à construção de teorias e divulgação da pesquisa.

ECD 776 – Estágio em Ensino I 1(0-2) I e II.

Disciplina que visa a oferecer treinamento didático aos estudantes de Pós-Graduação, permitindo-lhes adquirir experiência no ensino, planejando e ministrando aulas teóricas e práticas em disciplinas de graduação do Departamento de Economia Doméstica, sob a supervisão e orientação do Professor responsável pela disciplina.

ECD 777 – Estágio em Ensino II 2(0-4) I e II.

Disciplina que visa a oferecer treinamento didático aos estudantes de Pós-Graduação, permitindo-lhes adquirir experiência no ensino, planejando e ministrando aulas teóricas e práticas em disciplinas de graduação do Departamento de Economia Doméstica, sob a supervisão e orientação do Professor responsável pela disciplina.

ECD 778 – Estágio em Ensino III 3(0-6) I e II.

Disciplina que visa a oferecer treinamento didático aos estudantes de Pós-Graduação, permitindo-lhes adquirir experiência no ensino, planejando e ministrando aulas teóricas e práticas em disciplinas de graduação do Departamento de Economia Doméstica, sob a supervisão e orientação do Professor responsável pela disciplina.

EDU 660 – Metodologia do Ensino Superior 4(2-2) I e II.

A Educação e a Didática como campo de reflexão. O processo Ensino/Aprendizagem e a interação professor aluno. O planejamento da ação didática. Técnicas de ensino. Avaliação. A Docência e a Pesquisa na Educação Superior.

 

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