Histórico

O Programa de Pós-Graduação em Economia Doméstica está vinculado ao Departamento de Economia Doméstica (DED) e ao Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal de Viçosa (CCH-UFV), agregando os cursos de Mestrado e Doutorado. O Mestrado em Economia Doméstica, implantado em 1992, foi o primeiro curso stricto senso do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH) da UFV. A aprovação do Doutorado em 12/12/2013 e início das suas atividades em agosto de 2014, fortaleceu o CCH e ampliou as possibilidades de crescimento das pesquisas nas áreas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

Nos seus 28 anos de sua existência, o Programa vem se consolidando na sua missão de formar professores, pesquisadores e profissionais qualificados a atuarem no ensino, na pesquisa e na extensão na área de Família em suas múltiplas relações com a sociedade, seguindo uma política educacional identificada com os problemas e as questões que atingem a família e a sociedade. O PPGED estabelece como visão de futuro ser referência nacional e internacional na formação acadêmica de profissionais que pesquisam e atuam na área de Família em suas múltiplas relações com a sociedade.

Desde a defesa de sua primeira dissertação, o Programa já formou 333 pesquisadores em nível de Mestrado e 24 de Doutorado, que ocupam as mais diversas áreas do setor público e privado. O Programa é referência na região em pesquisas, formação e produção acadêmica, dinamizando e potencializando a atuação dos docentes, pesquisadores e profissionais, contribuindo para a inserção social do programa. As investigações no âmbito do Programa têm revelado as clivagens que os grupos familiares e comunitários assumem em contextos distintos, tanto no que diz respeito aos aspectos relativos ao desenvolvimento humano e social, quanto nas questões associadas ao consumo, às especificidades relativas ao trabalho, emprego, geração de renda e consequências do desemprego, além de aspectos ligados ao processo de envelhecimento, crianças/adolescentes e seus direitos, acesso e ocupação do espaço, fatores esses que são fortemente marcados por identidades de gênero, classe, raça e etnia.

Desde a sua implantação, o Programa tem tido uma atuação marcada por forte inserção social, desenvolvendo convênios e ações voltados para o desenvolvimento social e das famílias, não só no Brasil, mas, também, na América Latina. A geração de conhecimentos que o Programa vem produzindo tem se refletido no contexto nacional, no amparo às políticas públicas, na implementação de programas e ações voltados, especialmente, para a melhoria das condições de vida das famílias em vulnerabilidade social. O conhecimento das especificidades das famílias e suas redes sociais constituem subsídios na formulação e realinhamento de políticas sociais, para que possam ser mais próximas às necessidades e interesses dos sujeitos atendidos.

BUSCA NO SITE

Endereço

Departamento de Economia Doméstica
Universidade Federal de Viçosa
Campus Universitário
36571-000 – Viçosa – MG
Tels: (31) 3612-7624
(31) 3612-7625
E-mail: edo@ufv.br

Facebook: Programa de Pós-Graduação em Economia Doméstica

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress