Disciplinas

DISCIPLINAS DA ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

ECD 625 Estudo da Família 4(4-0) I.

Introdução ao “estudo da família”: um exercício de desnaturalização e desuniversalização ou de como se constrói modelos dominantes. Família como uma categoria construída histórica e culturalmente desde estudos clássicos sobre família. “Família” na obra de clássicos do pensamento ocidental: Morgan, Engels, Freud, Malinowsky, Reisch, Marcuse, Lévi-Strauss, Mead, Adorno, Hokheimer, Habermas, Mitchell. A família e a sociedade brasileira: vida doméstica e economia agroexportadora, vida doméstica e processo urbano em Gilberto Freire. Família e sociedade no Brasil com Antonio Candido. A família como uma construção social: de categoria do senso comum à categoria analítica. Temas emergenciais que tangeciam ou estruturam as análises sobre família hoje. Família e categorias derivadas: padrões de conjugalidade, honra, vergonha, amor, sexo/sexualidade, corpo, feminismo e gênero. Seminários temáticos dos estudantes – eleitos em função do objeto de dissertação.

ECD 627 Família e Envelhecimento 2(2-0) I.

A tarefa de cuidar e as expectativas sociais diante de um envelhecimento demográfico: a importância de (re) significar o papel da família. O contexto do cuidado: breve marco histórico. Qualidade de vida na velhice. Questões abrangentes e principais implicações socioeconômicas do envelhecimento populacional.

ECD 628 Juventude: Inserção Social e Projetos de Vida 4(4-0) I.

Contextos e trajetórias de desenvolvimento da juventude brasileira. Interações entre famílias, sociedade e jovens na atualidade. Estudos sobre juventude e projeto de vida: as múltiplas dimensões implicadas. Inserção social e mundo do trabalho. Fatores de vulnerabilidade e risco psicossocial para os jovens. Avanços na elaboração de políticas públicas para a juventude.

ECD 640 Teoria Econômica 4(4-0) I.

Definição, Evolução, Desdobramentos e Aplicações da Teoria Econômica. Teoria Microeconômica. A Teoria do Consumidor. Teoria Elementar do Funcionamento de Mercado. Teoria da Firma. Estruturas de Mercado. Teoria do Equilíbrio Geral e a Economia do Bem Estar. Teoria Macroeconômica. Medição da Atividade Macroeconômica. Análise da Teoria Geral de Keynes. Comércio Internacional. Economia Monetária. Crescimento e Desenvolvimento Econômico ao Desenvolvimento Sustentável.

ECD 642 Trabalho. Tecnologia e Vida Cotidiana 4(4-0) II.

Cotidiano. As formas de organização do trabalho e as atividades de trabalho. As tecnologias de uso cotidiano e sua relação com o trabalho.

ECD 643 Análise Institucional 4(2-4) I e II.

As instituições e a sociedade. O conceito de poder em Foucault e o papel das instituições. O movimento institucionalista: conceitos e abordagens.

ECD 644 Família e Administração de Recursos 4(3-2) II.

Introdução ao estudo das teorias referentes ao ecossistema familiar. Teoria ecossistêmica. Características e organização da unidade familiar e suas interfaces em diferentes ambientes. Administração de recursos na família sob uma perspectiva ecossistêmica. A economia familiar e seu “output”: bem estar e qualidade de vida. Perspectivas para pesquisa utilizando a teoria ecossistêmica: experiências concretas.

ECD 645 Educação do Consumidor 4(4-0) II.

Educação do consumidor. Tomada de decisão do consumidor. Administração de recursos. Participação do cidadão na sociedade de consumo.

ECD 650 Espaço e Sociedade 4(4-0) II.

O ‘fenômeno urbano’ e o seu poder explicativo para os modos de vida. A interpretação das transformações sociais associadas à modernidade. O mundo do trabalho e as novas formas de sociabilidades. Cultura, consumo e a mercantilização do espaço.

ECD 651 Políticas Públicas de Habitação 4(4-0) II.

O problema da habitação no Brasil. O déficit habitacional brasileiro. Relações entre o mercado e as políticas públicas. Políticas habitacionais no regime autoritário. Políticas habitacionais no contexto da descentralização.

ECD 688 Inserção Acadêmica e Científica I 1(0-2) I e II.

Elaborar artigos(s) científicos, submetê-los a periódico Qualis A ou B e apresentar o comprovante de envio. Apresentar declaração de assiduidade a grupo de pesquisa, emitida pelo docente permanente do programa, líder do grupo.

ECD 692 Fundamentos Teórico-Metodológicos da Pesquisa com Crianças 4(4-0) I.

O conhecimento científico e os primeiros métodos para o estudo de crianças e famílias. A criança como objeto de estudo da economia doméstica. Crianças como fontes de dados para compreender a família e a sociedade. Pesquisando as infâncias: diálogo com a psicologiado desenvolvimento, a sociologia, a antropologia, a história e a educação. Pesquisando com famílias e crianças: diversidades dos métodos. Reflexões epistemológicas e metodológicas acerca da escuta das crianças. A importância de ouvir as crianças como membros das famílias. Questões para um debate multidisciplinar. A ética na pesquisa com crianças e família. O profissional como pesquisador.

ECD 693 Método Clínico Piagetiano 4(4-0) I.

Os primeiros métodos para o estudo da criança. Representação do mundo e estudos sociológicos. O método clínico piagetiano. Análise de pesquisas utilizando o método clínico piagetiano: evolução dos estudos.

ECD 720 Família, Perspectivas Interdisciplinares 4(4-0) I e II.

Perspectiva teórica: da família medieval à família moderna e pós-moderna. Vertentes sociológicas sobre família. Contribuições da antropologia para o estudo da família. A abordagem na psicologia. Dimensões econômicas da família.

ECD 721 Família e Desenvolvimento Humano 4(4-0) I e II.

Questões de desenvolvimento: objeto, método e tendências na pesquisa. Perspectivas teóricas no estudo sobre o desenvolvimento humano. Novas abordagens em psicologia do desenvolvimento humano.

ECD 722 Família e Políticas Públicas 4(4-0) I e II.

Família e sociedade: contextualizando a família e seu espaço relacional. Questão social, cidadania, política e gestão pública. Políticas públicas e sua análise: debate conceitual e reflexões práticas. Políticas sociais no capitalismo: fundamentos, conjuntura, tendências e desafios.

ECD 723 A Criança e o Adolescente na Família e na Sociedade 4(4-0) I e II.

As transformações históricas nas concepções de infância. Infância, Família, Sociedade e Problemas Sociais. Vulnerabilidade na infância e na adolescência. Legislação e políticas públicas para a infância e a adolescência. A criança e o adolescente institucionalizado.

ECD 724 Família, Envelhecimento e Cotidianidade 4(4-0) I e II.

O envelhecimento da populacional mundial. Envelhecimento o ciclo de vida. Idosos em uma Sociedade em Mudanças: impactos sociais do envelhecimento (perspectiva histórica). Conseqüências econômicas do envelhecimento populacional. Manutenção cotidiana ao idoso. Envelhecimento e políticas em uma perspectiva internacional.

ECD 726 Teorias para Estudo da Família 4(4-0) II.

Os fundamentos da teoria do processo familiar. O espaço relacional. Os papéis familiares. A carreira familiar. A interação das famílias com os ambientes. Além da teoria: ética, ideologia e metateoria. A prática nos estudos sobre famílias.

ECD 740 Estudos Avançados Sobre Consumo 4(4-0) I e II.

Evolução do consumerismo. Abordagem econômica do comportamento do consumidor. Cultura do consumo e modernidade. Sociedade de consumo. Consumo e tecnologia. Consumo versus meio ambiente.

ECD 742 Estudos Avançados em Trabalho. Tecnologia e Vida Cotidiana 4(4-0) I e II.

Incursões teóricas sobre o cotidiano. Trabalho, sua história e transformações. As tecnologias e sua instrumentalização social.

ECD 752 Espaço Doméstico e Transformações Sociais 4(4-0) I e II.

Espaço doméstico e a incorporação das transformações sociais. Inovações tecnológicas, tempo e espaço doméstico na contemporaneidade. Família e espaço doméstico. Espaço doméstico e divisão do trabalho.

ECD 760 Cultura, Identidade e Corporalidade 4(4-0) I e II.

Cultura, simbolismo e a construção social do corpo. História do corpo. Identidade e corporalidade. Mecanismos de contenção dos corpos. Culto ao corpo, ideal de beleza, consumo e identidade. Corpo, estigma e envelhecimento.

ECD 762 Gênero, Socialização e Trabalho 4(4-0) II.

Pedagogias culturais e processo de socialização. Divisão sexual do trabalho do trabalho e desigualdades de gênero. Movimento feminista e concepções teóricas sobre gênero. Políticas públicas de gênero.

ECD 788 Inserção Acadêmica e Científica I 2(0-4) I e II.

Elaborar, no mínimo, 2 (dois) artigos(s) científicos, submetê-los a periódico Qualis A ou B e apresentar o comprovante de envio. Apresentar declaração de assiduidade a grupo de pesquisa, emitida pelo docente permanente do programa, líder do grupo.

ECD 790 Tópicos Especiais I 1(1-0) I e II.

Disciplina de oferecimento não regular, ministrada por professores visitantes ou da própria Instituição, concentrada ou não. Conteúdo variável abrangendo temas importantes para a formação global do estudante, não abordados nas demais disciplinas regulares oferecidas da UFV.

ECD 791 Tópicos Especiais II 2(2-0) I e II.

Disciplina de oferecimento não regular, ministrada por professores visitantes ou da própria Instituição, concentrada ou não. Conteúdo variável abrangendo temas importantes para a formação global do estudante, não abordados nas demais disciplinas regulares oferecidas da UFV.

ECD 792 Tópicos Especiais III 3(3-0) I e II.

Disciplina de oferecimento não regular, ministrada por professores visitantes ou da própria Instituição, concentrada ou não. Conteúdo variável abrangendo temas importantes para a formação global do estudante, não abordados nas demais disciplinas regulares oferecidas da UFV.

ECD 794 Problemas Especiais em Família e Sociedade I 1(1-0) I e II.

Visa oferecer ao aluno a oportunidade de estudar temas de seu interesse relacionadas com a área específica de pesquisa e julgado de importância para a sua formação.

ECD 795 Problemas Especiais em Família e Sociedade II 2(2-0) I e II.

Visa oferecer ao aluno a oportunidade de estudar temas de seu interesse relacionadas com a área específica de pesquisa e julgado de importância para a sua formação.

ECD 796 Problemas Especiais em Família e Sociedade III 3(3-0) I e II.

Visa oferecer ao aluno a oportunidade de estudar temas de seu interesse relacionadas com a área específica de pesquisa e julgado de importância para a sua formação.

ECD 797 Seminário 2(2-0) I e II.

Esta disciplina abre espaço de discussão e troca de experiências onde os alunos de pós-graduação assistem seminários apresentados por pesquisadores convidados e também apresentam um seminário, cujo conteúdo deve abordar o assunto da sua dissertação de mestrado.

ECD 799 Pesquisa.

O objetivo desta disciplina, de caráter prático, é possibilitar ao estudante planejar e desenvolver, sob orientação, o seu trabalho de pesquisa, bem como de elaboração de sua dissertação.


DISCIPLINAS DO DOMÍNIO CONEXO

ADM 662 Métodos Qualitativos Aplicados às Ciências Sociais 4(2-2) I e II.

Abordagem Epistemológica. Métodos de Coleta de Dados. Métodos de Análise dos Dados. Comunicação da Pesquisa Qualitativa.

ADM 663 Métodos Quantitativos Aplicados às Ciências Sociais I 4(2-2) I e II.

Fundamentos, métodos e técnicas de pesquisa: abordagens quantitativa e qualitativa em Ciências Sociais Aplicadas. Mensuração e coleta de dados em Ciências Sociais Aplicadas. Coleta de dados primários e secundários em Ciências Sociais aplicadas. Instrumentos de coleta de dados primários em Ciências Sociais Aplicadas. Análise exploratória de dados: construção e apresentação. Formulação de hipóteses e inferência estatística. Medidas de associação paramétrica e não-paramétrica. Introdução à análise multivariada de dados. Confecção e apresentação de resultados de pesquisa.

ECD 615 Teoria Antropológica 3(3-0) II.

História do pensamento antropológico. A antropologia no Brasil. Sociedades camponesas. Sociedades complexas. Construção de gêneros. Uma antropologia da economia doméstica.

ECD 691 Metodologia de Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas 4(4-0) I.

A ciência, o conhecimento e a pesquisa científica: da origem a atualidade. A pesquisa científica nas ciências humanas e sociais aplicadas. A pesquisa científica e o seu quadro teórico e filosófico de referência. O planejamento da pesquisa científica e o contexto da descoberta: os desafios da objetividade e racionalidade da ciência. O planejamento da pesquisa e o contexto da justificativa: dos resultados à construção de teorias e divulgação da pesquisa.

ECD 776 Estágio em Ensino I 1(0-2) I e II.

Disciplina que visa a oferecer treinamento didático aos estudantes de Pós-Graduação, permitindo-lhes adquirir experiência no ensino, planejando e ministrando aulas teóricas e práticas em disciplinas de graduação do Departamento de Economia Doméstica, sob a supervisão e orientação do Professor responsável pela disciplina.

ECD 777 Estágio em Ensino II 2(0-4) I e II.

Disciplina que visa a oferecer treinamento didático aos estudantes de Pós-Graduação, permitindo-lhes adquirir experiência no ensino, planejando e ministrando aulas teóricas e práticas em disciplinas de graduação do Departamento de Economia Doméstica, sob a supervisão e orientação do Professor responsável pela disciplina.

ECD 778 Estágio em Ensino III 3(0-6) I e II.

Disciplina que visa a oferecer treinamento didático aos estudantes de Pós-Graduação, permitindo-lhes adquirir experiência no ensino, planejando e ministrando aulas teóricas e práticas em disciplinas de graduação do Departamento de Economia Doméstica, sob a supervisão e orientação do Professor responsável pela disciplina.

ECO 680 Políticas Públicas e Desenvolvimento 4(4-0) II.

A “Polity”, a “Polítics” e a “Policy”. Elites Políticas e a Burocracia Estatal. O Sistema Político no Brasil. Elementos da “Politics”. A Reforma Política. Elementos da “Policy”: A Reforma do Estado no Brasil. Desenvolvimento |Político e o Estudo das Políticas Públicas. Estudo da Gênese de Políticas Públicas. Tipos de Políticas Públicas. Avaliação de Políticas Públicas.

EDU 611 Psicologia Social 3(3-0) I.

Introdução: algumas questões básicas sobre os fundamentos teórico-metodológicos da psicologia. O psiquismo humano como um processo que se origina da atividade coletiva ou da prática social historicamente acumulada, impulsionado pela atividade do indivíduo. O papel da psicologia na compreensão e condução dos processos grupais.

EDU 660 Metodologia do Ensino Superior 4(2-2) I e II.

A Educação e a Didática como campo de reflexão. O processo Ensino/Aprendizagem e a interação professor aluno. O planejamento da ação didática. Técnicas de ensino. Avaliação. A Docência e a Pesquisa na Educação Superior.

ERU 604 Economia Brasileira I 3(3-0) II.

Origens da industrialização. Origens das disparidades regionais. Pós-guerra até 1960. A crise dos anos 60 e o PAEG. A retomada do crescimento acelerado: 1968/1973. Os choques externos e as políticas de ajustamento. Distribuição de renda.

ERU 606 Sociologia da Vida Econômica 4(4-0) II.

Antecedentes e trajetória histórica da economia e a sociologia. Gênese da sociologia econômica: os clássicos da sociologia. O diálogo com a antropologia: contribuições da teoria da dádiva, de K. Polanyi e M. Salhins. Nova sociologia econômica. Nova sociologia econômica e nova economia institucional. Seminários.

ERU 607 Estado e Políticas Públicas de Desenvolvimento Rural 4(4-0) I.

Gênese, formação e crise do Estado-nação. Estado contemporâneo e políticas sociais: tipos e regimes de Estado de Bem-Estar Social. Estado brasileiro: formação e configuração atual. Teorias da política pública: tipos, ciclo, instituições e atores. Políticas públicas de desenvolvimento rural: contexto atual. Extensão rural e políticas públicas

ERU 608 Teoria Sociológica 4(4-0) I.

Autores clássicos responsáveis pelo desenvolvimento inicial da sociologia. Tópicos da teoria sociológica contemporânea. A degradação do trabalho no século XX. Transversalidades no mundo do trabalho.

ERU 612 Antropologia Social 4(4-0) I.

Os contatos interculturais e suas intencionalidades. Contatos e etnografias. Nos bastidores da pesquisa de campo. O campo questionado. O antropólogo como intérprete. Pós-modernidade: quando o antropólogo vira objeto. O antropólogo e a ética. Contribuições da antropologia para a extensão rural.

ERU 618 Teoria das Representações Coletivas 4(4-0) II.

Primeiras abordagens sobre a representação coletiva. Abordagens contemporâneas sobre o processo de representação. Interdisciplinaridade nos estudos de representação. Representação e memória. Representação e identidade. Representação e espaço. Representações sobre o mundo rural. As representações dos extensionistas sobre o mundo rural.

ERU 624 Metodologia de Pesquisa I 4(4-0) II.

A crise da civilização e a crise do conhecimento. Os tipos de pesquisa (exploratória, descritiva, explicativa, previsão e avaliação). Orientação teórica da pesquisa: hipóteses e teoria. Princípios epistemológicos para a apreensão da realidade. Tarefa da epistemologia: vigilância dos conceitos e procedimentos metodológicos na prática científica. Os delineamentos da pesquisa. Delineamento experimental. Survey. Observação participante. Método histórico. Interdisciplinaridade e a epistemologia da convergência.

ERU 715 Gênero, Ciência e Tecnologia para o Meio Rural 4(4-0) I.

Perspectivas socioinstitucionais das relações de gênero na academia. A docente e a pesquisa no campo das ciências agrárias. Perspectivas de gênero na epistemologia e na filosofia da ciência e da tecnologia. As perspectivas de gênero na educação científico-tecnológica.

EST 630 Métodos Estatísticos I 4(2-2) I e II.

Esperança matemática. Variância e Covariância. Testes de hipóteses. Estimação de parâmetros. Análise de regressão. Teste de identidade de modelos de regressão. Análise de correlação.

LET 612 Análise de Gêneros Discursivos 4(4-0) I e II.

Conceituação de gênero, padrão retórico, tipo e seqüência textuais. Perspectivas teórico-metodológicas dos gêneros discursivos. Perspectiva semiótico-discursiva crítica do estudo de gêneros. Gêneros discursivos: multimodalidade e intergenericidade. A relação entre gênero discursivo e ensino.

LET 613 Bases Teóricas em Análise do Discurso 4(4-0) I e II.

As diferentes concepções do discurso. A lingüística do discurso. Os precursores da AD. A heterogeneidade do discurso. A constituição dos sujeitos e dos seus discursos. Abordagens em análise de discurso. Discurso e ensino.

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